28 fevereiro 2010

História do isqueiro Zippo

Sempre quis ter um isqueiro Zippo, acho o design e a história dele super maneira. Na última sexta-feira finalmente chegou o meu. Tô tentando fazer alguns truques com ele, mas tá difícil...rs.

O Zippo ficou famoso por ser "à prova de vento", sendo capaz de permanecer acesos mesmo com condições climáticas adversas. Eles se tornaram famosos entre os militares norte-americanos, especialmente durante a Segunda Guerra Mundial - quando todos os Zippos produzidos eram destinados às forças armadas Aliadas - e durante a Guerra do Vietnã.

Além disso, os Zippos são conhecidos pela garantia ilimitada que oferecem: se um isqueiro Zippo quebrar, não interessa o quão velho ele é, ou quantos donos já teve, a companhia irá substituí-lo ou repará-lo gratuitamente. A única parte do Zippo que não é coberta pela garantia é o acabamento na parte externa da capa metálica.

A maneira como o Zippo é construído torna muito difícil apagar sua chama tentando soprá-la. O jeito correto de fazê-lo é fechando sua tampa. Fechar a tampa de um Zippo rapidamente produz um clique alto, pelo qual o Zippo é conhecido.

Desde 1933, mais de quatrocentos milhões de Zippos já foram fabricados. Depois da Segunda Guerra Mundial, os Zippos se firmaram como uma mídia popular para propagandas de pequenas e grandes empresas durante a década de 1960.

Muitas das primeiras propagandas foram pintadas a mão. Com técnicas aprimoradas, os anúncios passaram a ser pintados industrialmente. O mecanismo básico do Zippo permanece inalterado até hoje. Os isqueiros Zippo se tornaram um ícone na indústria cinematográfica e são usados por personagens de diversos filmes (ex: Cães de Aluguel).






Recentemente, a Zippo expandiu sua linha de produtos e incluiu uma variedade de isqueiros multi-uso, conhecidos como Zippo MPL. Estes novos isqueiros são recarregados com gás butano.



Confira no vídeo abaixo o que é possível fazer com um Zippo (ainda chego lá):






Visite o Site e conheça todos os modelos.

4 comentários:

  1. Cara, interessante, mas este designer tem sido aproveitado em um bocado de filmes...

    Fique com Deus, menino Guilherme Bandeira.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. gosto de classico

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário Maneiro!

Related Posts with Thumbnails